Eventos

Livros de Teófilo Braga lançados no Faial e no Pico


Os livros "Contos Tradicionais Açorianos", de Teófilo de Braga e "Aquela Palavra Mar", o primeiro organizado e o segundo editado por Anabela Mimoso, são lançados hoje, sexta-feira, na ilha do Faial e no Sábado, dia 30, na ilha do Pico.

Livros de Teófilo Braga lançados no Faial e no Pico

Teófilo Braga © Foto. Wikipédia


A apresentação das referidas obras decorrerá no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no dia 29, pelas 21h30 e no Museu dos Baleeiros, no dia 30, também pelas 21h30.

Enquadrado nas comemorações do Primeiro Centenário da Implantação da República, o lançamento da antologia "Contos Tradicionais Açorianos" visa homenagear o açoriano, natural da ilha de São Miguel, Teófilo Braga.

Mais que o militante republicano, o Presidente do Governo Provisório da República Portuguesa ou, ainda, o fugaz Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, com este trabalho de Anabela Mimoso, pretende, sobretudo, homenagear o antologista micaelense de "Cantos Populares do Povo Açoreano", que reeditados pela Universidade dos Açores em 1982, se encontram há muito esgotados.

Para colmatar essa lacuna, a autora, organizou uma obra de grande rigor científico a nível metodológico, histórico e definitório, que reúne 31 textos de procedência açórica, coligidos em três secções distintas, "Contos de Fada e Casos da Tradição Popular", "Casos e Facécias da Tradição Popular" e "Lendas, Patranhas e Fábulas".

Carlos Tavares com GaCs