Eventos

Museu de Angra expõe cerâmica europeia


O Museu de Angra do Heroísmo inaugura esta sexta-feira, 26 de novembro, pelas 18h00, a exposição "A Cerâmica Europeia dos séculos XVII a XIX: da influência oriental às imagens do ocidente", que pretende mostrar a evolução do design na cerâmica europeia.

Museu de Angra expõe cerâmica europeia


A exposição integra peças que comprovam a acção determinante que a porcelana chinesa exerceu ao nível da formação do gosto europeu de seiscentos e mostram como o naturalismo e o romantismo europeu marcam, igualmente, a gramática decorativa da produção nacional, durante o século XIX.

Pratos, terrinas, jarras e mangas de farmácia, essencialmente de origem portuguesa, todas pertencentes à colecção de Artes Decorativas do Museu de Angra do Heroísmo, "criam um conjunto apelativo e rico, evocador de ambientes requintados e sumptuosos, que pode ser visitado na Sala de Oportunidades" - pode ler-se numa nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social.

Após a inauguração da mostra, realiza-se uma conferência sobre o tema nela tratado, proferida por Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, no Auditório do Museu de Angra do Heroísmo.

Carlos Tavares