Graciosa Online

2010 a 2020

Museu da Graciosa inaugura exposição de pintura de Rui Melo

2010 a 2020


A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Graciosa, promove, neste dia 18 de maio, pelas 21h00, a inauguração da exposição “2010|2020 – Pintura de Rui Melo”, para comemorar o Dia Internacional dos Museus. 

Na inauguração da exposição será apresentado um momento musical pelo guitarrista Hélder Ferreira, que irá interpretar música contemporânea. 

Esta exposição, que apresenta pinturas do artista referentes ao período compreendido entre 2010 e 2020, fazem parte de duas fases do percurso do artista plástico: a 1.ª fase, com a exposição “Em Concreto”, cujo título resultaria da predominância da utilização do viroc como suporte, invocando o duplo sentido de concreto, e a 2.ª fase, com a exposição “Paisagem Transversal”, que se iniciou em 2014, considerada como a linha experimental pictórica das ilhas vulcânicas, como contracorrente à visão pitoresca das mesmas, já manifestada nas gerações anteriores. 

Rui Melo é artista plástico, nasceu na ilha Terceira, em 1973 e é licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 2002. Expõe regularmente desde 1994 e está representado nas coleções “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Museu de Angra do Heroísmo, entre outros, e em coleções particulares em Portugal, Áustria, Noruega e Estados Unidos.

Foi premiado com o galardão “ARTE HOJE 2014” – Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Exerce a docência (Artes Visuais) desde 2003.