Graciosa Online

5 ativos

Criança de 10 anos, filho do caso detetado no dia 27, também está infetada

5 ativos


A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrente das 852 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha de São Miguel. 

O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 10 anos de idade, não residente nos Açores, que desembarcou na Região a 27 de junho, proveniente de ligação aérea com o território continental, sendo que os primeiros resultados laboratoriais foram inconclusivos para COVID-19. 

O indivíduo, que é filho do mais recente caso positivo registado na Região e com o qual coabita, apresenta situação clínica estável e cumpre isolamento profilático, desde a chegada à Região, no local onde se encontra alojado. 

Estão em curso, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado e vigilância de contactos próximos, que são comuns ao último caso positivo diagnosticado na Região. 

Até à data, foram detetados na Região 153 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente cinco casos positivos ativos, dos quais quatro na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira. 

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social. 

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.