Graciosa Online

7 vezes mais

Governo anuncia aumento de consultas de especialidade em 2020

7 vezes mais

A Secretária Regional da Saúde destacou hoje que a ilha Graciosa deverá acolher “mais de 1.400 consultas em 2020, sete vezes mais do que no último ano, graças à deslocação de profissionais dos três hospitais dos Açores”.

“São consultas de 13 especialidades, mais oito do que em 2019”, salientou Teresa Machado Luciano, indicando que a oferta passará a incluir Cardiologia, Endocrinologia, Fisiatria, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia e Cirurgia Geral.

A Secretária Regional da Saúde falava à margem de uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, onde acompanhou a atividade realizada pela terapeuta ocupacional e pela fisioterapeuta da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa com cerca de 70 utentes do lar de idosos.

“Esta cooperação com a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz é importantíssima”, afirmou Teresa Machado Luciano, considerando necessário desenvolver a funcionalidade e a mobilidade nos idosos, para que “vivam mais anos, mas com qualidade”.

A titular da pasta da Saúde referiu que os cuidados continuados estão “de boa saúde” na Região, com uma oferta que abrange internamento de longa, média e curta duração, bem como equipas de cuidados domiciliários multidisciplinares. Teresa Machado Luciano destacou também os cuidados paliativos, que são prestados nos hospitais e no domicílio, graças à cooperação com as unidades de saúde de ilha, sublinhando que “os cuidados domiciliários são uma valência importantíssima” do Serviço Regional de Saúde, com resultados já visíveis.

A Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa foi reforçada recentemente com uma terapeuta da fala e uma terapeuta ocupacional, tendo encerrado o último ano com 12 técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Está em curso a contratação de mais um fisioterapeuta, com o objetivo de alargar o horário das consultas e reforçar o acesso dos Graciosenses a estes cuidados. O investimento tem proporcionado mais e melhores cuidados à população da Graciosa, tendo sido realizados no último ano 4.697 tratamentos fisiátricos e 1.863 consultas de Terapia da Fala/Terapia Ocupacional, duas vezes mais do que em 2018.

A terapeuta ocupacional da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa desenvolve atividades que promovem a funcionalidade dos idosos, duas vezes por semana, nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e da Santa Casa da Misericórdia de Vila da Praia.



Fonte: GaCS