Graciosa Online

Alerta máximo

Precipitação pode ultrapassar os 40 mm por hora no grupo central

Alerta máximo


O aviso laranja para precipitação no Grupo Central subiu para VERMELHO, prevendo-se uma intensificação da superfície fontal fria, que poderá provocar precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em uma hora), podendo ser acompanhada de trovoada.

Assim, o aviso laranja referente a precipitação é válido das 0 horas às 12 horas de sábado, 14 de outubro, sendo o aviso vermelho emitido para o periodo entre as 12 horas e as 18 horas. 

Entretanto, o Ciclone Ophelia aproxima-se dos Açores, alerta Proteção Civil O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 15H00, o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 892 quilómetros a SW da ilha de Santa Maria. 

O ciclone está a deslocar-se para E/NE a 19 km/h em direção ao arquipélago, passando a S/SE do Grupo Oriental. 

De acordo com a previsão, existe uma probabilidade do ciclone condicionar o estado do tempo no Grupo Oriental, com vento médio igual ou superior a 65 km/h, a partir das 12H00 de sábado, 14 de outubro. Para Santa Maria, esta probabilidade varia entre 50 a 70% e, para São Miguel, entre 20 a 30%. 

Nestas condições, prevê-se que a partir das 12H00 de sábado ocorra um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em uma hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que, em S. Miguel, podem chegar aos 100 km/h e, em S. Maria, poderão ultrapassar os 100 km/h, e ondas que podem atingir os seis metros de altura significativa.