Graciosa Online

ARM permanente

Primeira pedra assinala início das obras


 


O lançamento da primeira pedra do Projeto ENA - Easthern North Atlantic - Graciosa Island ARM Facility, realiza-se esta sexta-feira , 30 de agosto, pelas 17h00, nos terrenos contíguos à nascente da aerogare do Aeródromo da Graciosa.

Esta cerimónia que será presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, assinala a inicio das obras de preparação dos terrenos que arrancaram no final da semana passada.

Trata-se de um projeto de Investigação Climática para Medição de Radiação Atmosférica (ARM), do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, que já funcionou nesta ilha enquanto unidade móvel e que irá voltar à Graciosa como estação permanente.

A escolha da Graciosa prendeu-se com o objetivo fundamental de aprofundamento da investigação ao nível do sistema estratiforme de nuvens de baixa altitude sobre os oceanos subtropicais, pobremente representados nos modelos climáticos e, por isso, causadores de grandes incertezas nas previsões de alterações climáticas.

A Graciosa tornou-se então um dos cinco locais no mundo com participação neste projeto.

O projeto foi desenvolvido tendo por base a colaboração com a Universidade dos Açores, através do Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais, e até com o Instituto de Meteorologia. Ambas as entidades usufruíram, assim, de uma oportunidade única de participação numa investigação que constituiu um forte contributo para a comunidade científica internacional, tendo todos os dados sido disponibilizados aos cientistas e académicos de todo o mundo através da Internet.