Graciosa Online

Audição final - VÍDEO

Alunos do ensino artístico apresentam resultados do ano

 

O ensino artístico foi criado na Escola Básica e Secundária da Graciosa em 2010.

Nos primeiros anos funcionaram apenas os cursos básicos de musica mas no ano letivo anterior, o ensino artístico foi alargado aos alunos do 1º ciclo.

Neste ano letivo 45 alunos, entre os 6 e os 10 anos de idade, frequentaram as aulas de iniciação musical. O resultado foi apresentado à comunidade graciosense na audição final do ano. 

 Pelo segundo ano consecutivo, alunos e professores da iniciação prepararam um musical. “A Quinta da Amizade” foi o tema deste ano.

Na fábula sinfónica em que as personagens são animais representados por instrumentos, está implícita uma mensagem de solidariedade e de tolerância. A história comovente de um Elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente, foi trabalhada nas ultimas semanas.

Com música de Jorge Salgueiro e com um poema de João Aguiar, a Canção da Amizade – canção final deste espetáculo – tornou-se um clássico, sendo já das canções mais conhecidas no universo escolar.

A audição contou também com a presença das duas alunas finalistas do Curso Básico de Musica que completaram o 5º grau de piano e na flauta transversal. 

Na primeira parte do espetáculo apresentaram-se também as classes de conjunto vocal e instrumental. Subiram ao palco do Centro Cultural da Ilha Graciosa o Coro da Escola, as guitarras, trompas, trompetes e flautas.

O Nucleo do ensino artístico faz um balanço positivo do ano letivo. 

Os alunos e professores do ensino artístico partem para férias após mais um ano de dedicação à música. A escola da Graciosa contribui assim para a valorização cultural desta ilha com grandes tradições musicais.

 

REPORTAGEM EMITIDA NO "AÇORES HOJE". Durante a semana apresentaremos outros vídeos do musical, classes de conjunto e finalistas.