Graciosa Online

Boa Nova 2020

Festa do Corpo Santo celebra-se domingo com missa campal

Boa Nova 2020


A Paróquia de Santa Cruz da Graciosa celebra no próximo domino, 20 de setembro, a Festa de Nossa Senhora da Boa Nova e de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos baleeiros e pescadores. 

Neste ano de pandemia em que os cortejos (procissões e funerais) estão proíbidos pela Autoridade de Saúde Regional e pela Diocese, será possível apenas a celebração da Missa Campal marcada para as 18 horas. 

Por esste motivo, neste domingo só haverá eucaristia na Igreja Matriz de Santa Cruz às 11 horas. 

A ermida do Corpo Santo é das mais antigas da Vila de Santa Cruz, construída no século XVI, num alto sobre os portos da Calheta.

As imagens de São Pedro Gonçalves, que é transportada num andor em forma de barco, bem como da Senhora da Boa Nova já são do século XX, sendo esta última adquirida com esmolas recolhidas na América do Norte por Hermínia Cortês Medeiros. 

A festa do padroeiro dos pescadores era uma das maiores da ilha e celebrava-se no último domingo de agosto. A procissão descia pela Rua do Galeão, ladeava a Praça pela Rua D. Afonso Henriques e subia o Monte da Senhora da Ajuda, rodeando ao Pé do Pico, descendo a Rua Vasco Gil Sodré e passando pela Matriz em direção à Rua do Mar.

Foi na ermida do Corpo Santo que celebrou a primeira missa o Padre Vital Cordeiro Dias Pereira (1921-2008), missionário jesuíta na Índia, Macau e Moçambique.