Graciosa Online

Coerência - VÍDEO

João Costa defende politicas equilibradas para acesso à habitação

Coerência - VÍDEO

 

 

O deputado do PSD/Açores, João Bruto da Costa defendeu hoje a criação de políticas “equilibradas e coerentes” para o setor da Habitação, visando “fomentar um maior acesso à habitação condigna”, adiantou.

Para o social democrata, tais políticas “devem incluir a criação de cooperativas de habitação, através da coaquisição de terrenos para construção, assegurando a respetiva infraestruturação. Medidas que contrastam com o assistencialismo que hoje acontece”, adiantou.

O social democrata considerou que essas iniciativas “devem igualmente conter mecanismos para que os açorianos possam progredir na sua vida, mas sem serem constantemente dependentes dos apoios sociais”, frisou. “E essa é a grande falha do PS nos Açores, que não se afigura inocente, pois as dependências multiplicam-se, fazendo valer o assistencialismo permanente, ao qual se junta a crítica fácil a quem denuncia essa forma de agir”, afirmou o parlamentar.

João Bruto da Costa lembrou os números mais recentes do setor na Região, “como os registados entre 2016 e 2017, com 43 milhões de euros orçamentados, dos quais 32% ficaram por executar. Ou mesmo o que se passa já em 2019 quando, a três meses do final do ano, quase 50% das iniciativas estão por executar”, reforçou.

“A disparidade entre a realidade e as ações do governo esteve bem patente na atual legislatura, quando, em concursos para a atribuição de 33 moradias concorreram 621 pessoas”, recordou, sublinhando que, “as mais de duas décadas no poder agregaram ao aceso à habitação digna nos Açores um conceito de dádiva ou benesse governamental”, criticou.

“Falta habitação condigna a muitos açorianos e há muitos jovens sem habitação própria, consequência direta de 70% deles terem trabalho precário”, acrescentou o social democrata, para quem o referido assistencialismo “não se tem traduzido na melhoria da qualidade de vida nas nossas ilhas”, concluiu João Bruto da Costa.

 

 

Fonte: PSD Açores