Graciosa Online

Comunicado

Vereadores do PS/ Graciosa apresentam propostas na Câmara

Comunicado


Na sequência da reunião da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, desta quinta-feira, os vereadores do Partido Socialista emitiram o seguinte comunicado: 


"Os Vereadores dos Partido Socialista, no âmbito das suas atribuições, apresentaram, na reunião da Câmara Municipal desta semana, diversas propostas no sentido de beneficiar os Graciosenses e tornar mais justos os apoios atribuídos. 

Assim, apresentamos uma proposta no sentido de a Câmara Municipal voltar a atribuir um apoio para aquisição de combustível destinado aos clubes desportivos que, por razões alheias à sua vontade, têm de deslocar-se para fora da freguesia para treinar. Estão nesta situação os vários escalões do Mocidade Praiense, do Graciosa, do Marítimo e o Guadalupe. 

Por outro lado, solicitamos que a Câmara Municipal, na próxima visita estatutária do Governo a esta ilha, que ocorrerá muito em breve, faça ver ao executivo que os programas ocupacionais, não sendo uma solução ideal, ainda são importantes para esta ilha.

A própria Câmara, as Juntas de Freguesia e a Escola estão com falta de trabalhadores que poderiam ser colmatados com a prorrogação dos programas. Propusemos, também a alteração do transito no triângulo da Barra, local que, ultimamente, tem merecido alguns reparos por parte dos condutores. 

Alertamos para a necessidade de cobertura dos transportes coletivos relativamente à Lagoa e Fontes, tendo em conta os alunos das escolas. 

Levantamos também a questão da equidade nos apoios a instituições, quer para obras, quer para as atividades, lembrando que esses pedidos, para serem transparentes, deveriam vir acompanhados do respetivo orçamento ou descrição da atividade.

Os Vereadores do Partido Socialista quiseram saber o que está previsto fazer-se para melhorar o aspeto do Centro Cultural, como estava o processo de atribuição das bolsas de estudo e se os centros das freguesias, nomeadamente a baixa de Santa Cruz, estavam com as sargetas limpas para evitar inundações, agora que se aproxima o inverno. 

Por fim, propuseram que para a rega dos campos de futebol de Santa Cruz e do Guadalupe, sejam recolhidas as águas pluviais das coberturas da bancada e do pavilhão desportivo e, no outro caso, da Casa do Povo. Este seria um contributo para aliviar a pressão sobre a rede pública e um sinal dado à população relativamente às boas práticas na utilização deste importante recurso. 

O Partido Socialista vai continuar a exercer uma oposição participativa, trazendo a debate ideias para melhorar a vida dos graciosenses, cumprindo assim o compromisso traçado no dia das eleições de 2021. 

Graciosa, 30 de setembro de 2022 
Os Vereadores do Partido Socialista 

José Ávila 
João Natal Bettencourt"