Graciosa Online

Concerto de aniversário

Academia Musical da Ilha Graciosa celebra 29 anos

Concerto de aniversário


A Academia Musical da Ilha Graciosa (AMIG) assinala o 29º aniversário na próxima sexta-feira, 21 de abril, pelas 18 horas. 

A sessão comemorativa do aniversário terá lugar na sede da Academia, contando com a participação de alunos e professores da escola de musica. 

Fundada a 21 de abril de 1988, a Academia Musical da Ilha Graciosa partiu da iniciativa de um grupo de pessoas amantes da musica, com o objetivo de dinamizar, divulgar e democratizar a musica e os valores musicais, através da sua escola, de concertos, conferencias e outras atividades. 

A escritura de formação da Sociedade foi assinada por José Gabriel Martins, Manuel Avelar Santos, Norberto Santos, Norberto Pacheco, Maria das Mercês Coelho, Manuel Santos Bettencourt, José Delmiro Bettencourt, António Deodato Silva, Osvaldo Mendonça e Maria Teodora de Borba. 

A AMIG teve origem numa escola de musica, dirigida por José Gabriel Martins, que funcionou na Casa do Povo da Praia e mais tarde no Centro Paroquial de São Mateus, onde ocorreu a fundação, tendo sido transferida em 1989 para as atuais instalações no edificio da escola do 1º ciclo e jardim de infancia da Praia. 

Em 1996 a escola de musica foi oficializada e os alunos tiveram valorização comparada aos conservatórios. Chegou a ter uma Escola Profissional que funcionou durante 3 anos. 

José Gabriel Martins foi diretor da escola até junho de 2016, altura em que foi eleita a nova direção presidida por Patricia Picanço. 

Sem paralelismo pedagógico, a AMIG tem neste ano letivo cerca de sete dezenas de alunos, destacando-se o trabalho que desenvolve em parceria com as bandas filarmónicas.