Graciosa Online

Contágio local

Associação parou o futebol da ilha Terceira até 25 de novembro

Contágio local


Considerando que, 

- Foram registados os primeiros casos positivos com contágio local em atletas dos nossos filiados e que existe um elevado grau de incerteza relativamente aos contactos, diretos e indiretos, que os referidos atletas mantiveram; 

- Aguardamos os resultados dos testes realizados, para melhor compreendermos a dimensão da disseminação; 

- Existem vários isolamentos profiláticos na “família” do futebol e do futsal; - Vários clubes suspenderam, por prevenção, a sua atividade de treino e recebemos um elevado número de pedidos de adiamento de jogos por este mesmo motivo; 

deliberou a Direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, adiar todos os jogos de futebol e de futsal agendados para o período de 19 a 25.11.2020 (CO 61), na ilha Terceira. 

Adicionalmente, serão adiados os treinos do Centro de Treinos de Futebol Feminino, da Seleção de Sub 15 de Futebol e da Seleção de Sub 17 de Futsal da AFAH, previstos para o referido período. 

A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. 

Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis. 

Solicitamos aos Clubes que agendem com os respetivos adversários as datas para o reagendamento dos jogos agora adiados. As mesmas serão comunicadas, pelas vias oficiais, com a brevidade possível. 

As datas que, entretanto, tenham sido acordadas entre os clubes intervenientes, serão tidas em consideração, salvo se existir algum impedimento regulamentar para as mesmas.

A Direção da AFAH continuará a monitorizar a situação, podendo rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas. Para isso, é fundamental que continuem a comunicar-nos todos os casos positivos que surjam entre os vossos jogadores(as) e agentes desportivos não praticantes. 

Solicitamos ainda que continuem a dedicar especial atenção na monitorização dos vossos agentes desportivos praticantes e não praticantes que, apresentando sintomas ou não, tenham estado em contacto com pessoas infetadas ou tenham visitado zonas de risco elevado de contágio, e que os sensibilizem para uma célere articulação com as autoridades competentes (SRS – 808 24 60 24). 

Realçamos a necessidade de cumprir e fazer cumprir rigorosamente o estipulado no Regulamento COVID-19 para a retoma da prática desportiva da AFAH.


O Presidente da Direção da AFAH 

Maurício Manuel Lima Toledo