Graciosa Online

Covid-19 na Graciosa

Foi detetado um 3º caso do mesmo agregado familiar

Covid-19 na Graciosa

O comunicado da Autoridade de Saúde de hoje revela que dos vários testes realizados ontem a contatos próximos, apenas foi detetado um caso positivo para covid-19, referente a um membro do mesmo agregado familiar da Graciosa, que estava em vigilância ativa desde a sua chegada do estrangeiro. 

Sabemos também que um dos primeiros casos detetados, o homem de 76 anos, foi transferido na última noite para o Hospital da Ilha Terceira no helicóptero na Força Aérea Portuguesa.

Chove na manhã desta quinta-feira e as ruas de Santa Cruz estão muito mais vazias...

Mais do que nunca é necessário que os graciosenses cumpram as determinações daqueles que estão na linha da frente e não podem ficar em casa! 



COMUNICADO

A Autoridade de Saúde Regional informa que foram diagnosticados seis casos positivos de COVID-19 na Região, de acordo com análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores.Foram detetados três casos em São Miguel, dois na Terceira e um na Graciosa. 

Em São Miguel, foram diagnosticados três indivíduos do sexo feminino, de 23, 45 e 48 anos, profissionais de saúde, que estiveram em contacto com um caso positivo. 

Na ilha Terceira, trata-se de um indivíduo do sexo feminino, de 50 anos, e um indivíduo do sexo masculino, de 25 anos, na sequência de contacto com um caso positivo. 

Na Graciosa, foi diagnosticado um indivíduo do sexo feminino, de 58 anos, do mesmo agregado familiar dos dois casos reportados quarta-feira. 

Todos apresentam situação clínica estável e estão, de momento, no domicílio. 

Os casos estão a ser acompanhados pelas Delegações de Saúde Concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos. 

Até à data, foram detetados na Região 63 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 28 em São Miguel, 11 na ilha Terceira, 3 na Graciosa, 7 em São Jorge, 9 no Pico e 5 no Faial. 

A informação sobre a pandemia de COVID-19 será atualizada esta tarde, às 16h00, através de conferência de imprensa, a partir da Secretaria Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. 

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.