Graciosa Online

Desafios e consensos

Bombeiros da Graciosa participam no Conselho Regional

Desafios e consensos


O Conselho Regional de Bombeiros, reunido a 6 de dezembro, em Angra do Heroísmo, sob a Presidência do Secretário Regional da Saúde e Desporto, discutio um ponto de consenso entre o estatuto da carreira do bombeiro, que é uma competência nacional, e o estatuto social do bombeiro. 

“O Conselho Regional está a deliberar, no sentido de encontrarmos aqui pontos de consenso entre as várias perspetivas, para que seja de facto criado o estatuto social de bombeiro dos Açores, com um conjunto de benefícios que decorrem do voluntariado e da dedicação que essas pessoas têm para a causa pública, para que também possam ter algum tipo de benefício”, esclareceu Clélio Meneses, falando à margem da reunião do Conselho Regional. 

Tiago Correia, Presidente da Direção da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa (AHBVIG) e Carlos Melo, Comandante, representaram os bombeiros graciosenses no órgão consultivo dos bombeiros açorianos. 

Falando sobre os desafios que a AHBVIG enfrenta diariamente, Tiago Correia sublinhou que “é necessário e urgente aumentar o financiamento às Associações para que se possa aumentar a massa salarial e se possa fazer os investimentos que tanto as nossas Associações necessitam seja, em viaturas , seja nas instalações, mantendo ao mesmo tempo o equilíbrio financeiro”. 

Para o Presidente da Direção, há um desafio que se arrasta praticamente desde sempre, “nomeadamente o estatuto social do Bombeiro que precisa ser implementado a bem dos nossos Bombeiros se sentirem valorizados e para que a profissão seja, também, apetecível a qualquer pessoa, para isso temos dado os nossos contributos junto da Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores e parece-me que teremos boas medidas a implementar”, destaca uma nota da AHBVIG. 

Na reunião foi entregue a Fénix de Honra pela Liga de Bombeiros Portugueses ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores bem como, uma distinção ao General Brigadeiro Eduardo Faria que cessa funções de Presidente do SRPCBA. 

A Liga também entregou à Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores que, posteriormente fará chegar às Associações Humanitárias uma medalha de agradecimento pelo serviço prestado no período de COVID-19.