Graciosa Online

Dia de Lourdes

Festa é celebrada hoje na Ermida do Carapacho

Dia de Lourdes


A Igreja Católica celebra hoje o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. 

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, a Santa Bernadette Soubirous, uma camponesa com 14 anos.

Para assinalar este dia a Ermida do Carapacho está aberta desde cedo e serão celebradas missas às 15 horas e às 19 horas. 

Na Graciosa, a Ermida do Carapacho foi concluída em 1896 para servir os habitantes e também os peregrinos de outras ilhas que visitavam as Termas.  

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é uma área com várias igrejas e outras instituições, construídas em torno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes, França.

Lourdes é uma pequena cidade localizada no sudoeste da França, nos montes Pireneus, pertencente à diocese de Tarbes; um dos santuários marianos mais freqüentados. 

No local das aparições passa o rio Gave; ao lado está o rochedo Massabielle. Esta rocha forma uma reentrância oval, que é a chamada gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes no ano de 1858.

René Laurentin, no seu livro "Lourdes, relato auténtico de las apariciones", evoca quatro pontos principais da mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, a saber: a pobreza, a oração, a penitência e a Imaculada Conceição.



DIA DO DOENTE


Hoje é também celebrado o Dia Mundial do Doente, sendo a data de 11 de fevereiro instituida em 1992 pelo Papa João Paulo II.

No entanto, a Diocese de Angra celebra o Dia do Doente no 5º domingo da Quaresma.