Graciosa Online

Dragas em operação

Graciosa abastecida com 1.500 m3 de areia

Dragas em operação

Porto da Praia da Graciosa  © MM Bettencourt 



A Direção Regional dos Assuntos do Mar informa que estão, neste momento, três dragas em atividade no arquipélago, das quais duas se encontram no Grupo Central a abastecer de areia as ilhas onde já se registou escassez desta matéria para a construção civil. 

A draga ‘Coral da Horta’, pertencente à empresa faialense Rufribetão, abasteceu a Graciosa com cerca de 1.500 m3 de areia, e também se deslocou, durante o fim de semana, à Terceira para abastecer alguns clientes desta ilha, regressando ao Pico e ao Faial para continuar a abastecer estas duas ilhas. 

A draga ‘Baixio’, da Tecnovia, que esteve parada por avaria entre 13 e 28 maio, já retomou a operação e encontra-se desde domingo a abastecer a ilha do Pico, sendo que, de seguida, irá abastecer as ilhas de São Jorge e do Faial. 

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, adiantou que, “após a normalização do abastecimento de areia em todas as ilhas do Grupo Central, as dragas seguem, logo que possível, para o Grupo Ocidental, estando previsto que essa deslocação ocorra ainda durante a primeira quinzena deste mês”. 

A terceira draga a operar na Região, a ‘Dragocidental’, da empresa Dunamagnata, depois de ter abastecido Santa Maria, regressou a São Miguel, onde permanecerá a abastecer a ilha até 15 de junho, partindo depois para a Terceira ou, eventualmente, para outra ilha do Grupo Central que necessite de ser abastecida de inertes. 

A ‘Coral da Horta’, após vários meses de inoperacionalidade por ter sido abalroada por um navio, recomeçou a atividade extrativa no início de maio e esteve a abastecer de areia as ilhas do Pico e do Faial, antes de se deslocar para a Graciosa e Terceira. 




Fonte: GaCS