Graciosa Online

Eco de excelência

Freguesia de São Mateus recebeu distinção mais elevada este ano

Eco de excelência


As freguesias da ilha Graciosa foram distinguidas com o galardão de "Eco-Freguesia", tendo a Freguesia de São Mateus recebido também o prémio de "Excelência". 

O Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus deslocou-se à freguesia da Prainha, na ilha do Pico, para receber o Galardão de Freguesia de Excelência atribuído pela Direção Regional do Ambiente, no âmbito do programa Eco-Freguesias: Freguesia Limpa. 

Durante a cerimónia, o autarca salientou que este prémio agora atribuído, no valor de mil euros, e o reconhecimento pelo trabalho da freguesia, “nesta dura luta contra o abandono dos resíduos em locais pouco apropriados, vai ser inteiramente destinado à realização de campanhas de sensibilização, com vista a melhorar a perceção das populações para um correto tratamento dos resíduos”. 

“Se a ilha Graciosa tiver a ambição de se afirmar como reserva da biosfera, como uma ilha amiga do ambiente, abastecida na maior parte por energias renováveis, são imprescindíveis hábitos de reciclagem adequados e um enorme respeito pela nossa fauna e flora”, salientou Manuel Ramos. 

Para o presidente de Junta “a constante procura pelo turismo de natureza leva a crer que a proteção ambiental será um fator importante para contribuir no desenvolvimento turístico da nossa Ilha”.