Graciosa Online

Escola à Rua

Praça de Santa Cruz recebe atividades a 8 de dezembro

Escola à Rua


*No próximo dia 8 de dezembro será dinamizada a atividade “Escola à Rua”, numa colaboração entre Escola Básica e Secundária da Graciosa (Equipa ProSucesso, Departamento do Pré-Escolar e 1ºCiclo, Departamento de Artes e Desporto, Departamento de Matemática e Ciências, Equipa da Biblioteca Escolar, Turma Profij IV – Técnico de Ação Educativa, Equipa de Saúde Escolar), Clube Desportivo Escolar Ilha Branca – Núcleos de Atividades Rítmicas Expressivas, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Biblioteca Municipal e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa. 

Este evento terá início pelas 15h na Praça Fontes Pereira de Melo, contando com diversas atividades do mundo escolar: Matemática Divertida, Ciência Divertida, Rapel na Torre de São Francisco, FlashMob – Dança, Presépio Vivo, Exposições dos trabalhos feitos pelos alunos e Feira do Livro. 

No que diz respeito à Feira do Livro, importa referir que se encontra aberta ao público desde o dia 1 de dezembro, havendo uma calendarização minuciosa para visitas da Creche “O Balão” e das Escolas do 1ºCiclo (Santa Cruz, Praia, Luz e Guadalupe), com o intuito de incentivar as crianças a frequentar estes espaços repletos de livros e histórias, proporcionando um crescimento saudável. 

De salientar que estas visitas têm também como objetivo a realização de um grupo de atividades, com intervenção na qualidade das aprendizagens das nossas crianças, pela mão dos alunos da Turma Profij IV – Técnico de Ação Educativa, que criaram uma plataforma de jogos educativos, e uma apresentação de fantoches que exploram a temática “Valorizar a Diferença”. Associa-se aqui a Hora do Conto, dinamizada pela Biblioteca Municipal. 

Acrescenta-se que todas as turmas do 2º e 3ºCiclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário visitarão a Feira do Livro durante os tempos letivos. 

Aproveitando a época natalícia, e a exploração de temáticas como a Solidariedade, a Paz, a Igualdade e a Família, serão expostos vários trabalhos do Pré-Escolar e 1ºCiclo relacionados com a Missão Pijama, que defende que “todas as crianças têm direito a crescer numa família”. Este dia Nacional do Pijama foi comemorado pelas escolas da nossa ilha de 20 a 23 de novembro. 

Curiosamente, associada a esta iniciativa da “Mundos de Vida” esteve outra atividade, dinamizada pela Escola Básica e Secundária da Graciosa, no âmbito do ProSucesso, nos passados dias 17 e 24 de novembro, intitulada “Dormir com Livros”. Este projeto pressupôs dormir uma noite no espaço da Biblioteca Escolar, com a envolvência dos alunos (e dos pais) em diversas atividades, como WorkShop Pais e Filhos “Família Criativa, Família Feliz”, com leitura e escrita criativa, visualização de um filme, no qual a temática “Valorizar a Diferença” foi explorada, momentos musicais de citação e de reflexão, convívio social e familiar, leitura de um livro antes de dormir. O objetivo foi desenvolver o gosto pela leitura e escrita, a comunicação oral, o gosto por manipular e explorar um livro, a criatividade, a valorização da diferença e a interação familiar. Este objetivo prolonga-se pela dinamização da Feira do Livro, com o intuito de sensibilizar a comunidade a investir na compra de livros, como forma de promover a leitura. 

Acrescenta-se que, dando seguimento à temática “Valorizar a Diferença”, serão ainda realizadas na Escola diversas atividades, na aula de Educação Física, relacionadas com o Desporto Adaptado (Voleibol Sentado, Boccia, GoalBall, Basquetebol em Cadeira de Rodas), nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, como forma de cultivar nos alunos o sentido da unidade e da coesão humana. 

Este primeiro período do calendário escolar é, pois, destinado a atividades relacionadas com a Tolerância, a Solidariedade, o Respeito, a Igualdade, a Criatividade, a Leitura, o Mundo Imaginário e a Família, tudo conceitos que encaixam perfeitamente no espírito natalício que agora se vive.



*Texto: Rita Ávila