Graciosa Online

Falando dos Açores

Crónica de Victor Rui Dores

Falando dos Açores


Falando dos Açores 

convirá não esquecer que…



… foi a navegar da ilha Terceira para Ocidente e para Sudoeste que Diogo de Teive descobriu os ventos alíseos; sem o conhecimento desses ventos, Cristóvão Colombo nunca teria chegado aonde supostamente chegou.

… Angra soube, antes de Lisboa, do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia, quando Vasco da Gama ali desembarcou para sepultar o seu irmão Paulo da Gama.

… Angra foi capital do Reino por duas vezes: por ter resistido, no século XVI, às pretensões de Filipe II de Espanha; e por ter desempenhado, no século XIX, importante ação no triunfo do liberalismo. “Aqui já foi só Portugal”, diz-se na ilha Terceira.

… está situada em Angra do Heroísmo a maior fortaleza do Atlântico, construída no sopé do Monte Brasil, obra-prima de engenharia militar edificada por espanhóis no tempo da ocupação filipina, então com o nome de Forte de São Filipe, hoje denominada de São João Baptista.

… Angra foi a primeira cidade europeia do Atlântico.

… espanto de cidade renascentista, a malha urbana de Angra (ruas e praças) antecipou-se ao traçado pombalino de Lisboa.




… Antero de Quental (1842-1891) manteve correspondência com o escritor russo Tolstoi (1828-1910).…Tolstoi celebra o vinho do Pico no seu romance Guerra e Paz.

… o investigador micaelense Arruda Furtado (1854-1887) correspondeu-se com Charles Darwin (1805-1882) e, motivado pela leitura de A Origem das Espécies, dispôs-se a procurar nos Açores dados zoológicos e botânicos que contribuíssem para a resolução de dúvidas e para a confirmação das propostas daquele naturalista britânico.

… foi na ilha Graciosa que o escritor Almeida Garrett, então com 15 anos de idade, escreveu os seus primeiros versos, apaixonada que estava por uma donzela graciosense a quem escreveu várias odes anacreônticas.

… o compositor norte-americano John Philip Sousa (1854-1932), o rei das marchas militares, era neto de açorianos da ilha de São Jorge.

… o jorgense Francisco Lacerda (1869-1934), compositor e maestro conhecido em toda a Europa, era amigo íntimo de Débussy e Ravel.

… o corvino Carlos George Nascimento foi o primeiro editor do grande poeta chileno Pablo Neruda.

… as Flores é a ilha mais cabalística dos Açores: tem 7 lagoas, 7 baías e 7 vales.

… a biodiversidade dos Açores inclui cerca de 450 espécies endémicas.

… quatro são os cientistas açorianos com renome internacional: Afonso Chaves (1857-1926), José Agostinho (1888-1978), Aurélio Quintanilha (1892-1987) e Frederico Machado (1918-2000).

… o referido José Agostinho inventou o nefoscópio, aparelho que serve para medir a velocidade das nuvens.

… na Ribeira Grande, ilha de São, erguem-se as únicas plantações de chã da Europa (Porto Formoso e Gorreana).

… a interjeição de espanto “Bei!” é ainda hoje utilizada por gentes das ilhas de Santa Maria e Graciosa, numa alusão ao temível e terrível pirata da Mafoma.

… a cidade da Horta foi a primeira localidade da Europa a possuir uma representação consular norte-americana logo após a Independência dos Estados Unidos.

… a Horta celebra anualmente o maior e melhor festival náutico de Portugal (Semana do Mar) e possui aquela que é considerada a Marina oceânica mais internacional do mundo.























Victor Rui Dores