Graciosa Online

Falemos da Greta

Crónica de Victor Rui Dores

Falemos da Greta


Greta Thunberg, sueca, 16 anos de idade, activista ambiental, tornou-se, em menos de um ano, num ícone global contra as alterações climáticas. Em 2018 começou a faltar às aulas para protestar frente ao Parlamento sueco. A ideia era manter a greve até ao começo de Setembro, altura em que seriam disputadas eleições gerais no país. O exemplo desta jovem foi (e continua a ser) replicado por muitos jovens e tem feito crescer as marchas pelo ambiente um pouco por todo o mundo. 

Nos seus discursos demolidores e emocionados (em que deixa transparecer a Síndrome de Asperger de que é portadora), Greta denuncia aqueles que nada (ou pouco) fazem relativamente ao aquecimento global, exigindo ação imediata por parte de políticos e governantes. “Eu quero que entrem em pânico, trata-se da nossa casa que está a arder. Vocês estão a roubar-nos o futuro! Como se atrevem?”, assim falou, com expressão zangada e lágrimas de tristeza, na Cimeira da Ação Climática em Nova Iorque, apontando o dedo aos líderes mundiais que… a aplaudiram…


 

Muitos acham que esta jovem deveria ter recebido o Nobel da Paz deste ano. Mas ao que parece a academia sueca não navega em discursos apocalípticos nem em sentimentos de fim do mundo. 

Podia terminar aqui a minha crónica, mas (mais uma vez) a minha tendência é para ser politicamente incorrecto. E venho aqui lembrar que, segundo o “Sunday Times”, o sucesso de Greta Thunberg é patrocinado e promovido por grandes lobbies e empresas de energia verde, que estarão a usar a jovem como testa de ferro para facilitar a transição para o corporativismo verde. Verdade? Mentira? Há uma coisa, porém, que me faz matutar: Greta recusa-se a andar de avião por questões de poluição ambiental; porém, não se coibiu de atravessar o Atlântico rumo a Nova Iorque num veleiro de luxo em fibra de carbono (avaliado em 17 milhões de Euros), propriedade de um milionário… 

Quem (ou o que) está por trás desta “Pipi das Meias Altas”?







Victor Rui Dores