Graciosa Online

Fonte do Mato 2020

Festa de Santa Quitéria é celebrada neste domingo

Fonte do Mato 2020

A Graciosa assinala nesta semana a festa de Santa Quitéria e de Nossa Senhora do Livramento, na Fonte do Mato.

Neste ano de pandemia será apenas celebrada a Eucaristia Solene, no domingo, 30 de agosto, às 10 horas, com a presença do Coro de São Mateus.

O primitivo templo da Fonte do Mato, erguido por Sebastião d'Eiró Conde, foi substituído em meados do século XIX pelo atual, iniciado em 1853, por iniciativa do abastado proprietário graciosense Francisco de Sousa Machado.

O projeto original compreendia uma segunda torre lateral que seria caso único na Graciosa, mas não chegou a ser elevada, possivelmente por falta de recursos na época.

Este lugar da Freguesia de São Mateus beneficiou da influência de António da Cunha Silveira de Bettencourt (1782-1873), 1º barão da Fonte do Mato, responsável pela canalização de água potável para o lugar e pelo arranjo do templo.

Em 1954 a frente do templo beneficiou de importantes melhoramentos.

Apesar do Orago principal Santa Quitéria, é também conhecida a devoção do povo graciosense à imagem da Senhora do Livramento, oferecida como ex-voto pela tripulação da barca "Livramento", que uma tempestade arrastou da Vila da Praia até às costas do Algarve, milagrosamente sem perda de vidas.