Graciosa Online

GASTON aproxima-se

Chuva intensa e vento pode atingir os 100 hm/h no Grupo Central

GASTON aproxima-se


Às 21:00UTC (hora dos Açores) de hoje, quinta-feira dia 22 de setembro, o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 200 km a noroeste (NW) da ilha das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 999 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 28 km/h para és-nordeste (ENE).

A previsão da trajectória indica que a tempestade tropical GASTON ao longo de amanhã, sexta-feira (dia 23), deslocar-se-á para leste (E) e fará uma inflexão da trajectória para sudoeste (SW) nas primeiras horas de sábado (dia 24).

Nestas condições, o centro da tempestade deverá atravessar o arquipélago entre as ilhas dos Grupos Ocidental e Central provocando assim um aumento da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 90 km/h no Grupo Ocidental e na ordem dos 100 km/h no Grupo Central e, precipitação por vezes FORTE em todo o Arquipélago, sendo que a precipitação será mais intensa nas ilhas do Grupo Central.

Espera-se que, entre a noite de sexta-feira a madrugada e manhã de sábado (dias 23 e 24) seja o momento mais severo da passagem do ciclone tropical.

Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão. 

(Novo comunicado será emitido dia 23 de setembro às 12h00 (Hora local dos Açores)).