Graciosa Online

Guadalupe 2020

Freguesia assinala esta semana a festa da padroeira

Guadalupe 2020


A Graciosa celebra a Festa da Senhora de Guadalupe  na primeira semana de agosto. 

Neste ano atípico, de pandemia, realizam-se apenas as cerimónias religiosas de acordo com as medidas para a contenção da doença da covid-19. 

A Missa Solene realiza-se no domingo, pelas 18 horas. 

Na segunda-feira, às 19 horas, celebra-se a eucaristia em honra de Santo Isidro, também com muita devoção nesta freguesia por causa da produção de cereais.

Nestas festas os guadalupenses despedem-se também do Padre Carlos Espírito Santo que esteve nas paróquias de Guadalupe e da Luz nos últimos 7 anos. 

A atual Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Guadalupe foi construida entre 1713 e 1756, numa época de terramotos, dando origem ao voto de 1717 que os graciosenses cumprem no dia 24 de maio. 

No entanto, existiu outra igreja num lugar próximo da Canada das Bicas, construida por volta do ano 1589. 

A Igreja da Senhora de Guadalupe possui o segundo órgão de tubos mais antigo dos Açores, construído pelo organeiro português José Leandros da Cunha. Datado de 1775, tem 360 tubos e 47 notas, e foi restaurado nas oficinas de Manuel Dinarte Machado, em Mafra, em 2010.

A atual imagem de Nossa Senhora de Guadalupe remonta ao século XIX e foi oferecida por emigrantes no Rio de Janeiro. A imagem primitiva foi também restaurada na primeira década do século XXI.