Graciosa Online

IPMA baixa o alerta

Superfície Frontal Fria passou sem danos na Graciosa

IPMA baixa o alerta

Imagem de satélite IPMA, às 17h00



Na Graciosa não se verificaram danos resultantes da passagem da superfície frontal fria. 

Depois da manhã chuvosa a tarde já trouxe algumas abertas, além do vento ainda forte. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera baixou para AMARELO o alerta de precipitação, que deverá atingir em especial a ilha Terceira até à meia-noite. 

Entretanto, no comunicado emitido às 18 horas, o IPMA informou que choveu mais na ilha do Pico até às 13 horas, onde foram registados 52 mm acumulados em 6 horas. 

Relativamente ao centro do ciclone Ophélia, às 15 horas localizava-se a 240 km a S da ilha de Santa Maria, com deslocamento para NE a 11 km/h condicionando já o estado do tempo nas ilhas do Grupo Oriental. 

O ciclone Ophelia está classificado como Furacão de categoria 3 (escala de Saffir-Simpson) com vento médio de 185 km/h e rajadas de 220 km/h na sua zona mais activa. 

Na sequência do comunicado anterior e embora o furacão Ophelia tenha evoluído para categoria 3, não há alterações significativas em relação aos avisos emitidos pelo IPMA. 

À medida que o furacão Ophelia se aproxima dos Açores, apesar da sua intensificação, é possível conhecer com mais certeza a sua real trajetória. 

Assim, embora se mantenha aviso laranja para o vento no Grupo Oriental, isto aplica-se essencialmente a Santa Maria, com vento médio superior a 65 km/h e rajadas que poderão ultrapassar os 100 km/h.