Graciosa Online

Linha nova

Porto da Graciosa movimentou 321 passageiros nos primeiros 5 dias

Linha nova

© MM Bettencourt 




O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) revelou hoje os primeiros dados relativos ao início da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros, que em 2020 é feita apenas com os navios da Região Autonoma dos Açores.

Importa recordar que, neste primeiro ano de pandemia, a Graciosa é servida pela "Linha Branca", criada para o efeito pela Atlânticoline. 

Este serviço que liga duas vezes no mesmo dia as 5 ilhas do Grupo Central, à segunda e à sexta, foi inaugurado a 15 de junho pelo navio ferry "Mestre Jaime Feijó".

Assim, na segunda quinzena de junho (5 dias), o Porto da Graciosa movimentou 321 passageiros, verificando-se 154 passageiros embarcados e 167 passageiros desembarcados. 

De acordo com o SREA, a ilha Terceira, servida também com mais duas ligações semanais pela "Linha Lilás", movimentou 465 passageiros na segunda quinzena de junho, sendo 249 embarques e 216 desembarques. 

Ainda de acordo com a mesma fonte, foram transportados por via marítima 239 passageiros entre as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) em todo o mês de junho.

O SREA conclui que no mês de junho de 2020 foram transportados 22.262 passageiros por via marítima entre as 7 ilhas dos Grupos Central e Ocidental. 

O Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) não tem operação sazonal de transporte marítimo de passageiros no verão de 2020.