Graciosa Online

Maria Teodora (2)

PS associa-se ao Voto de Pesar apresentado por João Costa

Maria Teodora (2)

O Partido Socialista associou-se ao Voto de Pesar apresentado pelo PSD, na Assembleia Regional, sobre o falecimento da professora Maria Teodora de Borba.

O deputado José Ávila fez a seguinte intervenção:


Senhor Presidente da Assembleia 
Senhoras e Senhores Deputados 
Senhor Presidente 
Senhoras e Senhores Membros do Governo 

A Professora Maria Teodora Borba faleceu no passado dia 9 de fevereiro com 89 anos de uma vida muito preenchida ao serviço da Ilha Graciosa e dos Graciosenses. 

Nasceu em S. Jorge, onde completou o ensino primário. Estudou na Terceira e o Faial, completando a sua formação em 1957. 

Pouco tempo depois, em 1964, vai trabalhar para a Ilha Graciosa. Queria ser enfermeira, mas acabou por ser professora. Perdemos certamente uma boa profissional de saúde, mas ganhámos uma excelente docente que conquistou a amizade de todos os seus alunos. E foram muitos. 

Além da sua atividade oficial no ensino dos primeiros quatro anos de escolaridade, dedicou-se, também, a preparar muitos jovens para os exames do ciclo preparatório, do 5º ano e até do 7º ano, na qualidade de alunos externos. 

De alguns, poderá ter recebido alguma compensação, mas dos alunos e das alunas que não podiam oferecia-lhes a oportunidade de prosseguir os seus estudos sem nada em troca. Essa, no nosso entendimento, é a prova do seu caráter filantrópico que a moldou desde muito cedo. 

Para além disso, foi uma das primeiras mulheres presidente de Junta de Freguesia dos Açores, numa altura que os cargos políticos ainda estavam, digamos assim, quase vedados às mulheres, sendo esta uma demonstração da sua coragem e determinação. 

Por fim, convidada a instalar a Casa Etnográfica na qualidade de sua Diretora, desempenhou um papel fundamental na recolha de inúmeros utensílios de diversas áreas da economia Graciosense que hoje enriquece o Museu da Graciosa. 

Paralelamente desenvolveu uma intensa atividade religiosa e cívica. A professora Teodora partiu, mas deixou-nos um imenso legado.

Por essa razão, o Grupo Parlamentar do PS associa-se a este Voto de Pesar. 


Horta, Sala das Sessões, 24 de fevereiro de 2021. 

José Ávila