Graciosa Online

Milagre das vozes - VÍDEOS

Estágio de quatro dias transforma os coros de Santa Cruz



A Temporada de Musica e Canto da Ilha Graciosa 2019, promovida pelo Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, arrancou no passado domingo. 

Divulgar a musica coral e promover o intercâmbio entre grupos são os principais objetivos da iniciativa. No entanto, o primeiro concerto deste ano foi resultado de uma formação de 4 dias, orientada pelo maestro Fernando Malão, apoiado por 4 músicos do distrito de Setúbal que trouxeram conhecimento e boa disposição. 

Do trabalho intenso resultaram peças novas e diferentes do repertório que os coros da Graciosa costumam apresentar. 

O Coro Juvenil de Santa Cruz da Graciosa tem apenas 2 anos, enquanto o Coro sénior da Matriz trabalha na vertente profana há duas décadas. 

Fernando Malão é maestro do Coral Atântico e do Coral Luísa Todi, de Setúbal, e professor na Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém. É autor e colabora em vários projetos pedagógicos, desenvolvendo também a sua ação no estrangeiro. 

Nos Açores ainda não conhecia a Graciosa. O maestro ficou surpreendido com as condições que encontrou na ilha. 

Para os coralistas de Santa Cruz da Graciosa, que na maioria possuem poucos conhecimentos musicais, foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. 

A Temporada de Musica e Canto vai prosseguir nos próximos meses com a vinda de outros coros à Graciosa. Também o Coro da Matriz pretende fazer digressões durante o ano.



Concerto pelo CORO JUVENIL DA MATRIZ DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA:





Concerto pelo CORO DA MATRIZ DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA:





Reportagem emitida no "AÇORES HOJE":