Graciosa Online

Montra das ilhas

João Gil e Júlia Inácio jogam na Córsega

Montra das ilhas


Os graciosenses João Gil e Júlia Inácio estão entre os 83 atletas açorianos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que participam na XXIII edição dos Jogos das Ilhas, a decorrer de 21 a 26 de maio, na cidade de Bastia, ilha de Córsega, em França. 

O atleta do Graciosa Futebol Clube integra a Seleção Açores de Futebol, enquanto a jogadora do Santa Cruz Sport Club representa a Seleção de Voleibol, nos jogos que estavam inicialmente previstos para a ilha de Elba, em Itália. 




Nos jogos, cuja vertente competitiva tem lugar entre 22 e 25 de maio, os Açores fazem representar-se nas modalidades de Atletismo (masculinos e femininos), Futebol (masculinos), Judo (em masculinos e femininos), Karaté (masculinos e femininos), Natação (masculinos e femininos), Ténis de Campo (masculinos e femininos) Ténis de Mesa (masculinos e femininos), Vela (masculinos e femininos) e Voleibol (femininos). 

Andebol (femininos), Basquetebol (masculinos/femininos), Esgrima (masculinos/femininos), Râguebi (masculinos) e Triatlo (masculinos/femininos) constituem o restante leque das modalidades oficiais nos Jogos das Ilhas “Bastia 2019”. A comitiva açoriana presente nos Jogos “Bastia 2019” integra, ainda, 18 técnicos e dirigentes e um médico, sendo oficialmente enquadrada por três elementos da Direção Regional do Desporto. 

Além dos Açores, prevê-se a presença de representações das Baleares, Corfu, Córsega, Guiana, Elba, Jersey, Cabo Verde, Madeira, Malta, Guadalupe, Sardenha e Sicília. 

Os Jogos das Ilhas apresentam como objetivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita passar à nossa juventude, através do Desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no “fair play” e no respeito pelos outros e, também, de possibilitar o encontro entre jovens de origens diferentes, mas que têm como denominador comum a insularidade. 

Os Jogos realizam-se de acordo com as regras internacionais, no geral, e destinam-se a jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.