Graciosa Online

Noite Graciosense na Madeira

Texto de Victor Rui Dores

Noite Graciosense na Madeira


Continuando a promover e a dar a conhecer a ilha Graciosa, os autores do livro “A Graciosa ilha”, José Nascimento Fernandes Ávila (fotografia) e Victor Rui Dores (texto), levaram a efeito mais uma Noite Graciosense, desta vez a convite da Câmara Municipal de Machico. 

O evento decorreu no dia 6 de janeiro, pelas 17:30 horas, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, perante entusiasmada assistência. A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa fez-se representar pelo seu vereador António Lourenço. 

A iniciar a sessão usaram da palavra Mónica Vieira, vereadora da Câmara Municipal de Machico e o referido António Lourenço. De seguida José Nascimento Fernandes Ávila teceu várias considerações sobre a sua exposição fotográfica, intitulada “Encantos de Mar, Terra e Sonho”, apresentando depois um filme com belíssimas imagens, e também da sua autoria, sobre a Graciosa. 

Victor Rui Dores fez a apresentação da 3ª edição de “A Graciosa ilha”. Seguiu-se um bem animado momento musical: com a participação do graciosense Serafim Silva (viola e voz) e Victor Rui Dores (voz), foram interpretados alguns dos mais emblemáticos temas do cancioneiro açoriano. 

O evento terminou com a degustação da doçaria, queijos e bebidas típicas da Graciosa, fornecidos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, havendo a registar momentos de agradável convívio. A RTP/MADEIRA esteve presente e elaborou esmiuçada peça transmitida no Telejornal dessa mesma noite. A mesma peça foi transmitida na RTP/Açores no passado dia 8 de janeiro. 

Recorde-se que, desde 2009 até aos dias de hoje, foram realizadas Noites Graciosenses em Lisboa, Porto, Faro, Torres Vedras (duas vezes), Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta, São Roque do Pico, Estados Unidos da América (por duas vezes, em Lowell, Peabody e San José na Califórnia), Canadá (Toronto) e ilha da Madeira (por duas vezes, Funchal e Machico). 






















Victor Rui Dores