Graciosa Online

Nós Bobôs

Atelier de arte em atividades na Graciosa

Nós Bobôs

A "Nós Bobôs" promove no próximo dia 9 de novembro um Ateliê de Sensibilização sobre Comunicação Não-Violenta (CNV), cultivando uma Educação com ainda menos violência, que terá lugar a partir das 13h30 no Graciosa Resort Hotel.

Esta iniciativa pretende ser também um espaço de acolhimento pela Escuta Empática e que busca estratégias para escapar da Violência Educativa Ordinária (VEO). 

Serão abordados as origens da Violência, a Disciplina Positiva e cooperação autêntica, a prática de Empatia e Escuta Empática, os quatro componentes da CNV: observação, sentimentos, necessidades e pedido, os sistemas de punição, julgamento e recompensa, apontamentos de justiça restaurativa, construção de uma nova expressão a partir da CNV. 

Estão convidados pais, professores, cuidadores e outras pessoas envolvidas com a educação dos pequenos da Graciosa.

A associação promove ainda um momento para o prazer do Cinema com informações sobre História das Artes, exibindo, pelas 16 horas, o filme "Meia-Noite em Paris", escrito e dirigido por Woody Allen.

Às 17h50 haverão ainda um debate e análise da construção do filme com referência a pinturas e esculturas da História das Artes. 

A inscrição prévia no evento é necessária, bem como a respetiva constribuição.



O facilitador dos Ateliês é Gilson Beck.

É professor e usa a CNV como principal ferramenta para as aulas e para a relação com os alunos.

O seu primeiro contato com a CNV foi nos cursos do Dominic Barter, no Rio de Janeiro. Coordenou o projeto Pai-Terno em 2017, um grupo para cultivar a paternidade na gestação, no parto e na criação de filhos. Estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal) e é aluno do curso de formação de Doulas da Rede Portuguesa de Doulas.

É mestre em composição musical pela Universidade de Évora e a sua tese explora uma técnica de composicional apoiada na teoria da Psicanálise de Jacques Lacan, nomeadamente a teoria do Nó Borromeano e do RSI.

É pai de um menino de quase 6 anos.



Mais informações: www.nosbobos.pt/cnv/atelie