Graciosa Online

Ophelia categoria 2

Superfície frontal fria e furacão condicionam o estado do tempo

Ophelia categoria 2

Imagem satélite das 10:00 (IPMA)



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou hoje que às 09H (hora dos Açores), o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 995 km a SW dos Açores. 

O ciclone está a deslocarse para E/NE a 13 km/h em direção ao arquipélago. De acordo com a previsão, existe uma probabilidade do ciclone condicionar o estado do tempo no grupo Oriental (com vento médio igual ou superior a 65 km/h) a partir das 12h (hora dos Açores) de sábado, 14 de outubro que em Santa Maria varia entre 50 a 70 % e em São Miguel entre 20 a 30 % . 

Nestas condições, prevê-se que a partir das 12h de sábado ocorra um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em S. Miguel podem chegar aos 100km/h e em S. Maria poderão ultrapassar os 100km/h, e ondas que podem atingir os 6 metros de altura significativa. 

Os grupos Ocidental e Central, e devido a uma superfície fontal fria com atividade moderada a forte, prevê-se precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada. 

Para o Grupo Central foi emitido um alerta laranja de precipitação e um alerta amarelo para trovoada, entre a meia noite e as 18 horas de sábado, 14 de outubro.