Graciosa Online

Ophelia monitorizado

Probabilidade do ciclone não atingir a Graciosa é de 90%

Ophelia monitorizado


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou hoje em comunicado que às 09h (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1265 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio de 100 km/h e rajadas da ordem dos 120 km/h. 

O ciclone Ophelia está a deslocar-se para SE a 09 km/h e espera-se que continue a intensificarse nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na madrugada de 5ª feira. 

O ciclone deverá manter esta trajetória durante as próximas 12-24 horas e a partir desta altura, prevê- se que comece a deslocar-se de novo para NE aproximando-se assim do arquipélago. 

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 10 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 40 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir da madrugada de Sábado (14 de Outubro). 

Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%.