Graciosa Online

Padroeiro da Praia

Graciosa celebrou hoje a Festa de São Mateus

Padroeiro da Praia


A Freguesia de São Mateus celebra hoje o seu padroeiro. 

A Missa Solene aconteceu esta manhã na Igreja de São Mateus, uma vez que as normas de contenção da pandemia não permitem este ano outros festejos. 

O templo remonta ao século XV, sendo elevado a paroquial e matriz em 1546, com a elevação do lugar à condição de freguesia.

Terá sido saqueada em fevereiro de 1691, aquando do assalto à povoação por cerca de 50 corsários ingleses. Munidos com armas de fogo e facas de ponta, assassinam o meirinho da alfândega, aprisionam diversas autoridades e roubam as igrejas e as habitações, causando a fuga dos habitantes.

Ao longo dos séculos foi objeto de importantes obras de manutenção e restauro até que, no século XIX, recebeu uma nova frontaria ao gosto tardo-barroco, inaugurada a 29 de agosto de 1896.

São Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo. É o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, os outros dois, Marcos e Lucas. No Evangelho, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está connosco”. 

Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos 2,14 e Lucas 5,27. Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu durante a dominação romana.Por ordem de Herodes Antipa, trabalhava em Cafarnaum, cidade marítima no mar da Galileia, Palestina.

A Igreja Católica celebra a Festa de São Mateus no dia 21 de setembro.