Graciosa Online

Promoção da raça

Burro Anão da Graciosa esteve presente na Feira Açores 2019

Promoção da raça

A Associação de Criadores e Amigos do Burro Anão da Ilha Graciosa (ACABAIG) esteve presente na maior feira agrícola da região com um stand onde mostrou e divulgou o “Burro da Graciosa”, reconhecido como raça asinina autóctone em 2015.

A presença de dois exemplares de Burro da Graciosa na Feira Açores 2019, que deccoreu na ilha do Faial, de 12 a 14 de julho, foi patrocinada pela Direção Regional da Agricultura e pretendeu não só divulgar a raça mas, simultaneamente, alertar os proprietários de exemplares existentes nas outras ilhas sobre a importância de efetuar registo dos seus animais no respetivo livro genealógico.

O registo, gratuito, inclui a colocação de um microchip, a recolha de uma amostra de sangue e realização do resenho do animal. "Só estando registado poderão os mesmos ser elegíveis para receber os apoios previsto no PRORURAL+ para a conservação e manutenção de raças autóctones açorianas" - alerta a ACABAIG.

"A atenção e curiosidade despertada pelo stand da ACABAIG, nas milhares de pessoas que visitaram o certame, demonstrou que a presença dos “Burros da Graciosa” foi uma aposta ganha junto dos miúdos e graúdos e auspicia um promissor futuro para esta raça ímpar" - concluiu a nota enviada ao Graciosa Online.