Graciosa Online

Promoção do carnaval

Conselho de Ilha pronuncia-se sobre Projeto de Resolução do PSD

Promoção do carnaval


O Conselho de Ilha da Graciosa réune no próximo dia 6 de outubro, pelas 17h30, para emissão de parecer sobre o Projeto de Resolução que "recomenda ao Governo Regional que desenvolva as medidas necessárias para melhorar as acessibilidades, divulgação, promoção e apoio ao Carnaval da ilha Graciosa".

O projeto da iniciativa do PSD defende a adopção, por parte do executivo regional, de "acções e medidas que permitam engrandecer ainda mais o Carnaval Graciosense, promova a cultura graciosense e incentive o turismo na ilha".

"Todos os anos, o Carnaval da ilha Graciosa leva ao envolvimento de uma elevada percentagem da população da ilha que, com cerca de apenas 4000 residentes, vê envolverem-se nos grupos de fantasias que desfilam pelos clubes da ilha mais de cinco centenas de figurantes a que devemos somar todos quantos confeccionam os trajes escolhidos para aquele ano, os que decoram e asseguram a abertura das colectividades, os músicos que abrilhantam os tradicionais bailes carnavalescos, e muitos outros que possibilitam que tantos se divirtam e entrem na folia do Carnaval Graciosense" - refere o documento.

Neste sentido, o texto dos social democratas sugere "o empenho do Governo Regional em divulgar, apoiar, promover e facilitar a acessibilidade de quem queira visitar a Graciosa,são factores de diferenciação mais do que justas e necessárias". 

O PSD lembra ainda que o carnaval ocorre num período considerado de época baixa para o turismo, "pelo que todas as medidas que incentivem o interesse numa deslocação à ilha Graciosa nesse período revela-se de importância para combater a sazonalidade".

O projeto de resolução propõem que o governo regional conceda tolerânçia de ponto na manhã da segunda-feira de carnaval, "à semelhança do que acontece quando as tradições e adesão da população o justificam".