Graciosa Online

Reforços - VÍDEO

Saúde e Turismo com aumento de verbas para 2020 na Graciosa



Os conselheiros graciosenses podiam comparar-se a água mole em pedra dura. 

Depois de tantos alertas, as área das saúde e do turismo foram reforçadas na Anteproposta do Plano Regional Anual para 2020. 

Para o desenvolvimento do turismo estão previstos 2 milhões de euros, representando um aumento de 80% em relação a 2019. 

O investimento previsto para a Graciosa no próximo ano ascende os 34 milhões de euros, representando um aumento de 2% em relação ao plano de 2019. O sector da agricultura leva a maior fatia superior a 11 milhoes de euros. 

Em relação às obras, as maiores serão no Aeródromo e na proteção costeira da Barra, com 900 mil euros cada. Foram também desagregadas verbas de 227 mil euros para estradas e de 150 mil para a proteção da falésia da Ventosa e Fenais. 

Mas nem tudo são boas noticias. Continuam sem reposta outros pedidos do conselho de ilha, designadamente a proteção da orla costeira de Santa Cruz ou a requalificação do parque de campismo do Carapacho. Também não foi contemplada a Construção da Gare Marítima de Passageiros. 

Apesar do parecer favorável, aprovado por unanimidade, o Conselho de Ilha reconhece que a Graciosa desenvolve-se a um ritmo lento. 

Na resposta dos conselheiros vai ainda uma chamada de atenção para os prejuízos provocados pelo recente furacão lorenzo. Embora não sendo das ilhas mais atingidas, a Graciosa também registou danos nos portos da Folga, da Praia e do Porto Afonso.