Graciosa Online

Retoma cultural - VÍDEO

Freguesia da Luz recebeu o primeiro concerto das filarmónicas



A Temporada Artística da Direção Regional da Cultura, com o apoio da Câmara Municipal, para as bandas filarmónicas da Graciosa começou em 2019. As quatro bandas tiveram um concerto em freguesias diferentes. 

Este ano, por causa da pandemia, foi proposto cada banda fazer um concerto na sua própria freguesia. Após vários acertos, em função da evolução da situação nos Açores, o primeiro concerto aconteceu no domingo pela Filarmónica União Popular Luzense. 

Não há memória de um verão assim na Banda da Freguesia da Luz, fundada em 1938. As bandas graciosenses já não faziam concertos em público há mais de 7 meses. As últimas atuações foram precisamente na Freguesia da Luz, no 4º Festival Pautas de Luz que aconteceu no início de fevereiro. 

Com os ensaios suspensos em março devido à pandemia, as bandas da Graciosa só tiveram uma excepção para voltar à rua na segunda semana de agosto. Tratou-se de um desfile para assinalar o Feriado Municipal com apresentação de cumprimentos à Câmara e à Imagem do Senhor Santo Cristo. 

A paragem surgiu numa altura em que decorriam obras de construção de uma sala de ensaios que é de extrema necessidade para a filarmónica da freguesia da Luz. 

O concerto da Filarmónica União Popular Luzense ocorreu num dia de grande significado para os luzenses e para a Graciosa. O Largo 1º de Dezembro devia ter enchido porque era a Festa da Senhora da Luz, padroeira da freguesia. Por outro lado, tomou posse o novo pároco, o padre Rúben Pacheco que veio de são Jorge. 

Mas o receio ainda não deixou os graciosenses saírem de casa para valorizar o esforço dos músicos que em poucos ensaios prepararam este concerto. 

Devido à ausência do maestro André Simas por motivos profissionais, a banda foi dirigida pelo músico Tiago Santos, com a colaboração do maestro da Banda União Praiense Luís Aguiar. 

A temporada Artística pretende promover a música das filarmónicas dos Açores e o notável legado cultural que encerram. 

O próximo concerto será no sábado, dia 19 de setembro, no Jardim Tomás Picanço pela Filarmónica União Progresso de Guadalupe. A 27 de setembro será a Filarmónica Recreio dos Artistas, na Praça de Santa Cruz. A Filarmónica União Praiense que já teve o seu concerto adiado em julho deverá atuar no mês de outubro em data a definir.