Graciosa Online

Rumo a França

Rali de Cruzeiros Concarneau Açores partiu da Barra

Rumo a França


A baía da Barra, em Santa Cruz, foi “ornamentada” no passado fim de semana pelas embarcações do Rali de Cruzeiros Concarneau Açores. 

Neste ano de pandemia participaram 12 iates que saíram de França a meados de julho com destino à ilha Terceira, tendo ainda passado pela marina da Horta antes de seguirem para a Graciosa. 

Os 43 participantes foram acolhidos pelo Clube Naval da Ilha Graciosa, com o apoio da Câmara Municipal. Durante o fim de semana andaram de botes baleeiros e conheceram a ilha. 

O regresso a Concarneau estava previsto para o dia 4 de agosto mas foi antecipado para esta segunda-feira de modo a aproveitar o vento favorável.  

Este passeio, que tem um cariz mais social do que competitivo, realiza-se desde 2010 e veio substituir a “Regata das Hortências” que ligou Concarneau aos Açores entre 1991 e 2009. 

A chegada a Concarneau, uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, na costa leste de França, com 20 mil habitantes, está prevista para 14 de agosto.

Esta prova de 2.300 milhas náuticas é uma homenagem a Jean Le Maguer, navegador solitário que faleceu no Faial na sequência de uma doença originada por um acidente ocorrido em 1951.