Graciosa Online

Senhora da Luz 2020

Domingo é dia de Festa na Freguesia da Luz

Senhora da Luz 2020


A Festa de Nossa Senhora da Luz celebra-se este ano no segundo domingo de setembro, devido à tomada de posse no novo pároco. 

Em ano de pandemia a Festa da Luz consiste apenas na Eucaristia Solene marcada para as 16 horas com a tomada de posse do Padre Rúben Pacheco. 

A atual Igreja de Nossa Senhora da Luz foi benzida no dia 6 de janeiro de 1738, substituindo o templo primitivo que datava dos princípios do século XVI e que fora destruído pela crise sísmica de 1717 e novamente pelo terramoto de 13 de junho de 1730. 

Sendo aquela zona da ilha sujeita a sismicidade violenta, a igreja foi por diversas vezes reparada, a última da quais depois do terramoto de 1980, que afectou severamente a Freguesia da Luz. 




TOMADA DE POSSE 


O padre Rúben Filipe Sousa Pacheco vai tomar posse na Igreja da Luz no dia da Festa, às 16 horas.

Com 30 anos, natural da Maia, ilha de São Miguel, o novo padre foi ordenado a 9 de agosto de 2014, tendo exercido o seu ministério sacerdotal nos últimos 6 anos nas paróquias de Rosais, Santo Amaro e Santo António, em São Jorge.

Na Paróquia de Guadalupe a tomada de posse será também a 13 de setembro, na missa das 11 horas. Por este motivo a Eucaristia Dominical na Matriz de Santa Cruz será apenas às 18 horas. 

No Curato de Nossa Senhora da Esperança, Ribeirinha, a tomada de posse do novo pároco será no sábado, 12 de setembro, pelas 19 horas. 




CONCERTO


Com o dia da festa coincide também o primeiro concerto pelas bandas filarmónicas da ilha, no âmbito da Temporada Artística de 2020 da Direção Regional da Cultura. 

Será às 21:30, no Largo 1º de Dezembro, pela Filarmónica União Popular Luzense.