Graciosa Online

Testar, testar!

92 cidadãos da Graciosa aguardam colheita ou resultados

Testar, testar!


O novo caso positivo de Covid-19 detetado na Graciosa fez disparar o número de colheitas no Centro de Recolha instalado na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa. 

De acordo com as informações prestadas pela Autoridade de Saúde Regional, no encontro deste sábado com a comunicação social, 92 cidadãos da Graciosa estão a aguardar colheita ou resultado laboratorial. 

Tratando-se de uma utente que teve alta do Hospital de Ponta Delgada há várias semanas, Tiago Lopes entende que dificilmente a origem da infeção estará naquela unidade hospitalar. 

A graciosense não apresenta sintomas da doença de Covid-19, que só foi detetada no âmbito do rastreio alargado aos utentes que estiveram no Hospital da ilha de São Miguel desde o início de março.

A Delegação de Saúde Concelhia está por isso no terreno, no sentido de tentar identificar a origem da infeção. 

Muitas dessas análises serão processadas nas próximas 24 horas. 

O Diretor Regional da Saúde disse ainda que nas 401 análises realizadas nos 2 laboratórios na últimas horas, incluem-se 18 testes provenientes da Graciosa que obtiveram resultado negativo. 

Tiago Lopes não está à espera de um grande aumento de casos positivos nos próximos dias, mas não afasta a possibilidade de "haver alguma surpresa" relacionada com este caso mais recente da Graciosa.  

A ilha Graciosa tem agora 5 casos positivos ativos, estando 2 doentes internados no Hospital da Terceira e 3 a recuperar em contexto domiciliário. Os cinco infetados são 1 homem e 4 mulheres, entre os 21 e os 80 anos de idade, sendo que 3 residem na Freguesia de São Mateus, 1 em Santa Cruz e 1 na Freguesia de Guadalupe.

Nos Açores somam neste momento 107 casos ativos, sendo 80 em São Miguel, cinco na Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial. 

Registam-se ainda 6 óbitos (em São Miguel) e 15 recuperados (6 na Terceira, 4 em S. Miguel, 4 em S. Jorge e 1 no Pico).