Graciosa Online

Veículos elétricos

Graciosa já tem ponto de carregamento rápido

Veículos elétricos

 

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo inaugurou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos.

Este ponto de carregamento rápido faz parte da rede pública que o Governo dos Açores está a implementar para impulsionar a mobilidade elétrica em todo o arquipélago, e que representa um investimento total superior a 900 mil euros.

“A ilha Graciosa, tal como todas as ilhas do arquipélago, reúne caraterísticas ideais para a implementação da mobilidade elétrica, considerando a predominância de percursos médios diários pequenos, em contraponto com a autonomia crescente dos veículos elétricos, para além de se tratar de uma das ilhas mais planas da Região e das atuais perspetivas de integração de energias de fonte renovável no sistema electroprodutor da ilha”, acrescentou Marta Guerreiro.

Neste sentido, salientou ainda que esta ilha “faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco, pelo que existe uma preocupação pelo desenvolvimento económico e humano de forma sustentável, com particular preocupação pelo meio ambiente”.

Segundo a governante, “outro aspeto importante a considerar é o facto de estarmos a facultar aos cidadãos uma mobilidade mais acessível do ponto de vista operacional”, dando mais condições aos Açorianos para optarem por veículos elétricos, o que já se comprovou em 2019, “ano em que se venderam mais viaturas elétricas do que no conjunto dos dois anos anteriores”.

 

 

Fonte: GaCS