Graciosa Online

Visita à escola

Deputados do PSD elogiam estabilização dos quadros em ilhas de menor dimensão

Visita à escola


O grupo parlamentar do PSD/Açores sublinhou ontem a ação do novo governo regional para “a estabilização do quadro docente nas ilhas de menor dimensão”, que se pretende “resolva uma situação que se arrasta há vários anos”, avançaram. 

A declaração foi feita após uma visita à Escola Básica e Secundária da Graciosa, efetuada pelos deputados João Bruto da Costa, Rui Espínola, Luís Soares e Paulo Silveira, que frisaram a necessidade, precisamente, “de estabilizar os quadros do corpo docente na ilha”, onde se notam dificuldades na contratação de professores, “sobretudo de Matemática e Ciências da Natureza”, alertaram. 

“Esperamos que o novo concurso de pessoal docente, ao abrigo do regulamento agora aprovado, que cria os quadros de ilha, consiga resolver esta situação”, disseram os social democratas. 

Foi igualmente apontada a necessidade “de um reforço de técnicos especializados na área da educação, isto face às necessidades daquela escola, que só tem um psicólogo, um terapeuta da fala e um técnico de psicomotricidade, todos em contrato a termo resolutivo”, explicaram. 

Relativamente à pretendida estabilidade profissional dos assistentes operacionais, os parlamentares referiram que “uma parte significativa está ao abrigo de programas ocupacionais, sendo que o Orçamento para 2021 já irá permitir solucionar algumas dessas situações”, disseram. 

Sobre a estrutura física da EBS da Graciosa, foram apontadas algumas intervenções tidas como urgentes, “é o caso da reparação do teto do ginásio da escola, que tem várias infiltrações, que estão a causar a sua deterioração, bem como as coberturas exteriores que interligam os pavilhões, igualmente com elevado estado de degradação”. 

Aos deputados do PSD/Açores presentes foi também transmitida a vontade “de uma maior aposta no ensino artístico na ilha, que tem tradições culturais próprias e muito abrangentes”, concluíram. 


Fonte: PSD Açores