Graciosa Online

Visitas de carnaval - VÍDEO

Graciosa prepara-se para as grandes noites do ano



A ilha Graciosa é conhecida por ter o maior carnaval dos Açores e um dos mais divertidos: Divertido, porque é um carnaval de salão com muita dança e musica. Maior, porque os típicos bailes começam na noite da passagem de ano e só terminam na terça-feira de carnaval. 

A Filarmónica União Popular Luzense, que visitamos no passado fim de semana, é um dos exemplos. 

As visitas entre as diferentes sociedades trazem mais pessoas ao baile. Nesta noite a Filarmónica da Freguesia da Luz recebeu a Sociedade Recreativa da Vitória, a Sociedade Filarmónica União Praiense e o Sporting Clube de Guadalupe. 

Uma tradição característica dos bailes da Graciosa são as modas de chocolate. Os pares dançantes juntam-se numa coreografia comum e no final dirigem-se ao bar da sociedade onde o cavalheiro oferece um chocolate à sua dama. 

Nestas semanas que antecedem os grandes dias de carnaval serão decorados os salões, de acordo com os temas que foram escolhidos para as fantasias de grupo.  

A preparação das fantasias de grupo é outra tarefa que começa bastante cedo. Após a escolha dos temas, trabalho não falta nas costureiras, enquanto são ensaiadas as coreografias. 

Os bailes são também momentos de convívio à volta de uma boa conversa e de bons petiscos.

Com o passar do tempo o carnaval que tem raízes no século XIX continua uma das maiores festas da Graciosa. Participam as diferentes gerações, dos mais aos menos jovens. 

A Graciosa é uma ilha de particularidades Talvez seja o único lugar no mundo onde o carnaval não são apenas 3 dias.