Graciosa Online

Volunteer Escapes

Graciosa recebe primeiro campus de voluntariado com jovens europeus

Volunteer Escapes


A Associação “Plantar Uma Árvore”, em cooperação com o Parque Natural da Graciosa vai implementar um campo de voluntariado jovem que terá lugar a partir desta segunda-feira, 13 de julho, até 21 de julho.  

No domingo, dia 19 de Julho, toda a comunidade graciosense está convidada a juntar-se aos jovens voluntários no controlo de plantas invasoras, numa ação que decorrerá na zona do Barro Vermelho. 

O Volunteer Escapes Camps, enquadrado no projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), resulta de uma parceria entre a Plantar Uma Árvore – Associação (P1A) e a AZORINA, SA, parceira da Direção Regional de Ambiente – Governo Regional dos Açores (DRA-GRA), com o objetivo de realizar um programa de voluntariado, que inclui campos de voluntariado jovem e iniciativas de voluntariado envolvendo a comunidade e visitantes das ilhas Açorianas. 

Estas atividades, dirigidas ao público em geral, empresas, escolas, IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, e turistas, através de ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade, pretendem contribuir para uma maior consciência da importância dos valores, património e capital naturais do território e, ainda, para promover a relevância dos projetos e intervenções desenvolvidas neste domínio. 

Os campos de voluntariado vão integrar jovens voluntários de vários países europeus e de Portugal continental, com origem no Corpo Europeu de Solidariedade (CES), juntamente com jovens da Região Autónoma dos Açores (RAA), estando prevista a realização de 5 campos de voluntariado, até Fevereiro de 2021, designadamente: De 13 a 21 de Julho na Graciosa, de 15 a 23 de Agosto nas Flores, de 12 a 20 de Setembro no Pico, de 7 a 15 de Novembro em Santa Maria e na Terceira de 12 a 21 de Fevereiro do próximo ano. Cada campo tem a duração de 9 dias. 

Os campos de voluntariado visam permitir a partilha de experiências entre os jovens participantes originários dos diversos territórios, fomentar a criação de sinergias entre os jovens residentes, assentes na valorização do património natural, e potenciar o seu envolvimento através da cidadania participativa e a (re)orientação académica e profissional para a área da conservação da natureza, ambiente e turismo de natureza. 




A Plantar uma Árvore e o Parque Natural da Graciosa convida toda a comunidade a participar. Para mais informações e inscrições: julia.snajdr@plantarumaarvore.org ou 934150588. É obrigatório trazer máscara.