Graciosa Online

Voto reservado

Missa restrita a celebrantes e leitores substitui procissão de "24 de maio"

Voto reservado

A pandemia da covid-19 não permite que os graciosenses cumpram este ano o voto de 1717 nas formas habituais.

A 303ª procissão de penitência e acção de graças da Senhora de Guadalupe e Senhora da Ajuda seria realizada na próxima segunda-feira, 25 de maio.

Trata-se da maior peregrinação da ilha, entre as freguesias de Guadalupe e de Santa Cruz, resultante de um voto dos graciosenses por ocasião de uma violenta crise sísmica no ano de 1717.

Cumprindo as normas determinadas pela Autoridade de Saúde Regional, que só permitem as celebrações comunitárias a partir de 30 de maio nas ilhas de São Miguel e Graciosa, a Ouvidoria da Ilha Graciosa vai assinalar o voto com a celebração de uma missa reservada a celebrantes e leitores.

A missa solenizada também por um grupo restrito, será celebrada na Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, no local onde todos os anos se realiza a celebração campal.

Os graciosenses podem seguir a cerimónia na segunda feira, 25 de maio, a partir das 18 horas, nos canais do Padre Júlio Rocha, Ouvidor da Ilha Graciosa.

Ou seja, na página Júlio Rocha da rede social Facebook, pelo Youtube no canal Padre Júlio Rocha, ou ainda no Kanal meo 990511.