Local
Açores: Governo lança galardão para distinguir "bons comportamentos ambientais" nas unidades de alojamento turístico
O Governo dos Açores lançou hoje o 'Miosótis', um galardão regional destinado a premiar os "bons comportamentos ambientais" nas unidades de alojamento turístico, que pretende afirmar o arquipélago como destino vocacionado para o património natural.
"Esta é uma oferta que, cada vez mais, atrai turistas preocupados com os impactes ambientais negativos associados às suas viagens", afirmou João Bettencourt, diretor regional do Ambiente, frisando que importa, por isso, aliar a estes interesses o de um alojamento mais responsável em termos ambientais.
Para o diretor regional do Ambiente, que apresentou esta iniciativa numa conferência de imprensa conjunta realizada no Pico com o seu homólogo do Turismo, Miguel Cymbron, o galardão hoje divulgado será uma "mais-valia" para a "imagem da região".
A escolha do nome 'Miósotis', uma planta endémica dos Açores, está relacionada com a descoberta de algo "raro" e "singular" a nível mundial, como é o caso das nove ilhas dos Açores, frisou João Bettencourt.
"Tal como a planta, que pode ser encontrada em todas as ilhas, pretende-se que este galardão também possa ser exibido no maior número de estabelecimentos regionais", acrescentou.
As unidades de alojamento turístico podem candidatar-se até 15 de abril através de uma ficha disponibilizada no endereço eletrónico http://servicos.sram.azores.gov.pt/form/MIOSOTIS, seguindo-se um período de avaliação.
O 'Miosótis' premeia de "forma escalonada" e "à medida de cada estabelecimento", podendo ir de um desempenho ambiental básico, que dá direito a uma flor, até à excelência, que permite ter cinco flores.
(RF/Lusa)