Local

Agricultores picoenses reclamam aumento do preço do leite [Vídeo]

O setor leiteiro no Pico só representa pouco mais de 6% do universo agrícola da ilha e persistem muitas dúvidas quando à sua sustentabilidade, a curto prazo.

© José Maria Botelho

Produzir leite no Pico pode tornar-se numa missão impossível caso o preço do litro pago ao produtor não suba. Os agricultores picoenses reclamam ajuda do governo mas o Secretário Regional da Agricultura diz que a bola está do lado da indústria e dos produtores.

Um cenário que contrasta com os avultados investimentos feitos ao nível da transformação e que de nada serviram para aumentar a rentabilidade dos produtores. 

A Associação de Agricultores da ilha não augura um futuro risonho e diz mesmo que com os atuais preços, produzir leite no Pico pode tornar-se numa missão impossível.

O Governo continua a apostar nos incentivos e João Ponte reforçou a posição açoriana em reverter a atual proposta da Comissão Europeia no apoio ao setor, para que não haja agricultores de primeira e de segunda.

No Dia do Agricultor organizado pela Associação de Agricultores da Ilha do Pico ficaram mais dúvidas do que certezas. Com a produção de carne estabilizada e a viticultura em franco crescimento, a produção de leite ameaça desaparecer, enfrentando dificuldades nunca antes vistas.