Local

Ilha Terceira tem novo espaço para beber café biológico produzido nos Açores (Vídeo)

Tal como acontece com o chá, os Açores são dos poucos sítios da Europa com condições para a produção de café. Cultivado na ilha Terceira, o Coffee Cabana acaba de ser apresentado. As provas podem ser feitas num espaço criado no meio do cafezal.

Coffee Cabana é marca de café e nome de um espaço, criado no meio de um bananal, com cerca de 15 alqueires de terra, que inclui vários frutos tropicais e 4 mil pés de café.

Produzido 15 metros acima do nível médio das águas do mar, as condições edafoclimáticas deste local, na freguesia de São Mateus da Calheta, ilha Terceira, com solos de origem vulcânica, e ventos marítimos, influenciados pela corrente do Golfo do México, são favoráveis para a produção de várias plantas tropicais, entre as quais o café arábica.

Com uma produção de 500 kg, para já, só há Coffee Cabana na chávena, e gelados de café produzidos em parceria com a Quinta dos Açores mas, a julgar pela forma como as plantas se encontram carregadas, a apanha de fevereiro poderá permitir a venda de café em grão.

Telejornal