Local

Minitornado provoca danos na ilha do Pico (Vídeo)

Minitornado causa estragos em 10 casas na freguesia da Candelária, ilha do Pico, e obriga ao realojamento de uma família. O Concelho da Madalena foi o mais afetado pelo mau tempo que se fez sentir em todo o arquipélago.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha colocado os Grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso laranja, referente a precipitação e possível trovoada, mas o que aconteceu na freguesia da Candelária foi um fenômeno meteorológico localizado.

Ao todo foram dez as casas que sofreram danos, muitas telhas reviradas, uma garagem que perdeu o teto, e uma família realojada.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores revelou que, na sequência da chuva e vento intensos sentidos no arquipélago, foram registadas 16 ocorrências em quatro ilhas do Grupo Central. Doze delas tiveram lugar no concelho da Madalena do Pico, uma no Faial, uma na Graciosa e duas na ilha Terceira: uma no concelho de Angra do Heroísmo, outra no concelho da Praia da Vitória.

Telejornal